quarta-feira, 28 de setembro de 2011

The Sing-Off


Música acapellla e muitas apresentações carismáticas, foram estes ingredientes que me fizeram amar The Sing-Off.O reality show é exibido na NBC e trata-se de uma competição de grupos de música acapella.

Eu que gosto de todos os estilos musicais e sou fissurado por coisas relacionadas ao canto gostei demais e não tive nenhum problema pra entender a proposta do programa, mas quem já assistiu gostou muito mesmo não tendo muita ligação com música.

Acho que o grande mérito do programa ser muito bom é o carisma dos grupos que estavam competindo, ainda não posso ter certeza nessa afirmação, pois só assisti a 1ª temporada e The Sing-Off já estreará sua 3ª agora no dia 19 de Setembro.

O reality funciona da seguinte maneira: Os grupos têm que apresentar canções no estilo acapella para os jurados e eles em conjunto avaliarão qual grupo foi o que menos se destacou em seu arranjo e escolha de música. Pra quem conhece esse estilo sabe que não pode ter nenhum tipo de instrumento envolvido, somente voz, e é nisso que está toda a graça por que realmente em muitas músicas a harmonia é tão perfeita que parece que têm alguma base de instrumento por trás.

A competição começa com oito grupos, e há duas eliminações por programa, já que ele é exibido em rodadas. Os grupos se apresentam, os jurados analisam e decidem que irá sair da competição, depois dessa eliminação há outra rodada e acontece o mesmo. O público só começa a participar votando depois dá ultima eliminação do 3º programa, onde restam somente três grupos na disputa. A temporada é bem curta contendo somente quatro episódios, isso acaba se tornando ponto positivo pra quem quiser fazer uma rápida maratona.

Como eu já falei no início do texto, os grupos são extremamente carismáticos. Minha preferência desde o início foi pelo grupo Nota que tinha uma pegada latina muito legal, já os Beelzebubs tinham uma coisa especial, não tinha como não gostar desse grupo, além do carisma que todos tinham eles transmitiam uma alegria incomum em suas apresentações, parecia que eles estavam se divertindo e tendo o melhor momento de suas vidas. Outro preferido meu foi Voices of Lee, eles eram completos em tudo, os vocais e os efeitos sonoros eram muito bem balanceados. Os grupos restantes eram muito bons também, mas se eu for falar de cada um esse texto vira um testamento.

No grupo de jurados temos o músico Ben Folds, Shawn Stockman do grupo vocal Boyz II Men e Nicole Scherzinger vocalista do grupo Pussycat Dolls que atualmente está como jurada em The X Factor ao lado de Simon Cowell.

A apresentação fica por conta de Nick Lachey que também cantor e ator. Nick já apareceu em séries como One Tree Hill e Hawaii Five-0. Seu desempenho como apresentador não é dos melhores, não vemos muitos momentos de descontração e improviso no palco como estamos acostumados a ver noAmerican Idol com Ryan Seacrest, tudo é bem certinho e com tempo contado em relação a ele, mas nada que atrapalhe o programa em geral.

Só digo que The Sing-Off vale muito apena, mesmo se você não seja ligado tanto em música, muito menos nesse estilo acapella. Fica aí mais uma dica.

Assista abaixo a um vídeo do reality para ter uma noção de como o programa funciona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário